About The Speaker
Anibal Lopes
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Professor de Fisiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Conselho Federal de Medicina (CFM), o sacerdote tem prestado importante contribuição humanista na discussão de temas de interesse da autarquia. Participou da equipe que elaborou o novo Código de Ética Médica, em 2009, e atualmente integra a Comissão Nacional de Revisão do documento.
Doutor em fisiologia, padre Aníbal também participa da Câmara Técnica de Morte Encefálica e das Comissões de Integração de Médicos de Fronteira, Cuidados Paliativos e de Avaliação de Novos Procedimentos em Medicina. No grupo, o padre prestou importante colaboração para a construção das Resoluções 2.113/2014, que aprova o uso compassivo do canabidiol para o tratamento de epilepsias da criança e do adolescente refratárias aos tratamentos convencionais, e 2.143/2016, que aprova a embolização das artérias da próstata para o tratamento de pacientes com hiperplasia prostática benigna.
Pelos conhecimentos que acumula, o médico atua ainda na Academia Nacional de Medicina e na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, ligada ao conselho Nacional de Saúde. O sacerdote nasceu em 18 de julho de 1948, em Araraquara, São Paulo. Sua formação se deu na Universidade de São Paulo (USP), onde obteve o grau de médico (1973), doutor em Fisiologia de Órgãos e Sistemas (1976) e livre docente na mesma área (1988). Entre 1981 e 1984, realizou o Pós-doutorado na Yale University, CT, USA. Foi professor visitante na The Johns Hopkins University, MD, USA, e no Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, Caracas, Venezuela.